A Portucel Moçambique, empresa de direito moçambicano criada em 2009 pela The Navigator Company (antigo grupo Portucel Soporcel), é responsável pela instalação do maior projecto florestal integrado de produção de pasta para papel do país.
Para assegurar que as boas relações existem e são permanentes, foi desenvolvido um Mecanismo de Gestão de Relações que, através de vários instrumentos, cria, gere, reforça e monitoriza as relações das comunidades e famílias com o projecto.
Para gerir a relação com as comunidades residentes na sua zona de DUAT e garantir que estes têm contacto quase permanente com os responsáveis pelo projecto, a Portucel Moçambique tem equipas alocadas à comunicação com as comunidades, que aliam o conhecimento local às melhores práticas internacionais. A empresa tem uma equipa dedicada de técnicos de comunicação, que são apoiados por uma rede de 40 agentes de ligação com as comunidades.
Paralelamente, a Portucel Moçambique concebeu um Plano de Comunicação como forma de consolidar o diálogo e a partilha de informação constante e actualizada com as comunidades e parceiros. Este Plano inclui reuniões regulares de povoado, os Comités Consultivos Comunitários, assim como encontros regulares com entidades governamentais a nível central, provincial e distrital e com a sociedade civil. Estas actividades estão enquadradas no Plano de Envolvimento Comunitário (que pode ser consultado aqui). Para assegurar que as boas relações existem e são permanentes, foi desenvolvido um Mecanismo de Gestão de Relações (que pode ser consultado aqui) que, através de vários instrumentos, cria, gere, reforça e monitoriza as relações das comunidades e famílias com o projecto.
Para o desenvolvimento destes processos e formação das equipas, a Portucel Moçambique contou com a colaboração do Advisory Services do International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial.
A empresa compromete-se a realizar investimentos nas áreas da saúde, educação, agricultura e infraestruturas sociais, beneficiando directamente cerca de 25.000 famílias residentes dentro das parcelas de DUAT nas províncias de Manica e da Zambézia.
Para o desenvolvimento destes processos e formação das equipas, a Portucel Moçambique contou com a colaboração do Advisory Services do International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, entidade com vasta experiência no desenvolvimento de projectos de acordo com os mais exigentes princípios e critérios internacionais, quer nos aspectos sociais, quer ambientais.