A Portucel Moçambique, empresa de direito moçambicano criada em 2009 pela The Navigator Company (antigo grupo Portucel Soporcel), é responsável pela instalação do maior projecto florestal integrado de produção de pasta para papel do país.
Este viveiro ocupa uma área de 7,5 hectares e tem uma capacidade instalada anual de produção de mais de 12 milhões de plantas clonais de eucalipto.
O viveiro da Portucel irá permitir a produção em Moçambique das plantas necessárias para alimentar o desenvolvimento de um projecto integrado de produção florestal, localizado nas províncias de Manica e da Zambézia, garantindo por esta via o abastecimento de matéria-prima suficiente para produção de estilha (1ª fase) e de pasta para papel e energia (2ª fase), nas unidades industriais a construir em Moçambique.
O Viveiro produz também outras plantas, quer de árvores nativas que ajudam a repovoar áreas degradadas e de floresta natural, quer árvores de fruto que chegam às comunidades no âmbito de acções do Programa de Desenvolvimento Social da empresa, promovendo por esta via sobretudo a segurança alimentar e a melhoria da sua dieta alimentar.